Impresso em: 10/09/2024 08:45:29
Fonte: http://faetrural.com.br/noticias-1700-faet-e-naruratins-debatem-solucoes-para-demandas-ambientais.html

FAET e Naruratins debatem soluções para demandas ambientais

10/03/2022 17:10:22

A Federação e o órgão ambiental do estado vão discutir ações conjuntas para tentar minimizar as dificuldades que os produtores rurais do Tocantins estão tendo diante das exigências ambientais. A parceria entre a instituição e o Governo do Estado foi discutida em reunião na sede da FAET em Palmas, durante reunião do presidente Paulo Carneiro e o presidente do Naturatins, Renato Jayme. Também participaram o presidente do Sindicato Rural de Gurupi, Rafael De Leon, os superintendentes da FAET, Frederico Sodré, e do Senar, Rayley Luzza e o gerente de Análise e Licenciamento Ambiental do Naturatins, Deivid Sousa Silva.

“Ficamos felizes porque agora estamos conseguindo reestabelecer um canal de diálogo com o Governo do Estado para tratar dos assuntos de interesse da classe produtora do nosso estado e a disposição do Naturatins de ouvir nosso clamor é importante pra gente tentar encontrar saídas conjuntas que não atrapalhem o crescimento do agro no Tocantins”, destacou Paulo Carneiro, presidente do sistema FAET/Senar. Na reunião foram tratados de assuntos como o sistema de protocolo e os processos de licença ambiental.

Para o Naturatins, há produtores rurais que entram com pedidos de licença praticamente sem os documentos que precisa, mas conseguem o protocolo e com isso acessam os créditos nos bancos e só retornam ao órgão quando precisam de novo crédito nas instituições financeiras. O presidente Renato Jayme acredita que “se muitos processos chegassem ao Naturatins com os documentos realmente necessários, as licenças sairiam com mais agilidade, mas muitos deles são absolutamente inconsistentes”, justificou.

A superintendente do Senar, Rayley Luzza, acredita que grande parte desse problema é por conta da falta de informação do produtor, por isso, ela sugeriu uma ação conjunta do órgão com a FAET para conscientizar o produtor rural de suas obrigações. “Não se trata má fé, mas de desconhecimento mesmo, por isso, temos que ajudar nossos produtores, informando e conscientizando de suas obrigações", destacou.

Para Frederico Sodré, superintendente da FAET, os eventos rurais programados pela entidade, o Senar e os sindicatos rurais ao longo do ano pode ser uma boa oportunidade para fazer uma campanha de esclarecimentos. O presidente Paulo Carneiro também destacou que o Naturatins precisa aumentar o efetivo, capacitar os servidores e melhorar a remuneração pelo importante trabalho que estão realizando, valorizando quem produz mais.

Faet e Naturatins vão estudar a formalização de uma parceria visando difundir as obrigações ambientais para o produtor rural no Tocantins. A entidade e o órgão ambiental também vão aprofundar a discussão sobre soluções para outras demandas do setor rural.