FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
BUSCA NO SITE
TEMPO
Notícia

Plantio Safra 2019/2020 é lançado oficialmente em Palmas.

14/10/2019 17h03

Na manhã desta sexta-feira, 11, foi lançado oficialmente, na Fazenda Tarumã, o Plantio Safra 2019-2020. A realização é do Sistema FAET/SENAR, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Aprosoja e Grupo Gorgen. Durante o evento, foram realizadas palestras com temas relevantes para os produtores rurais, como “Tendências do mercado de Grãos; “Ferrugem Asiática” e “Monitoramento de doenças nas várzeas tropicais do Tocantins”.

Na abertura oficial, o governador do Estado, Mauro Carlesse, relatou a importância da produção no Tocantins. “Esse evento marca o início da produção de grãos e mostra nossa atenção para vocês produtores. Temos a certeza que daqui pra frente esse Estado terá melhores condições para retribuí-los”, afirmou o governador.

Apesar da soja ser o carro chefe de produção, na safra 2018/2019, o milho foi um grande diferencial na balança comercial. No total, a produção ultrapassou os 4,8 milhões de toneladas de grãos.

O Superintendente adjunto do SENAR, Frederico Sodré, ressalta que a agricultura tocantinense continua superando as expectativas na produção de grãos e batendo recorde nas colheitas todos os anos. “Nosso estado segue sendo o principal produtor no norte do país, e o Sistema FAET/SENAR estará sempre apoiando os produtores rurais”. destacou o superintendente.

O produtor rural e proprietário da fazenda que sediou o evento, Claudio Gorgen, comentou que quando chegou no estado, em 2014, percebeu a qualidade do solo e quis investir.

A iniciativa segue dando lucros. “Desde nossa chegada aqui, tivemos excelentes resultados de produtividade. Este ano, estaremos plantando 6.000 hectares, com uma estimativa de produção de soja, basicamente de 65 a 70 sacas”, enfatizou Gorgen.

O produtor ainda ressaltou que o evento trouxe mais esclarecimento sobre o solo tocantinense e pôde demonstrar a importância dos alimentos produzidos no estado. Presente na solenidade, o Presidente da Aprosoja, Mauricio Buffon, destacou que o evento trouxe a mensagem de que é chegada a hora do produtor trabalhar, plantar e cuidar do cultivo da soja.

“O Tocantins é um estado que tem transformando áreas degradadas em agricultura, e, cada ano que passa, isso tem aumentado. Então, nossa expectativa é que cresçamos em território e também em produção. O evento de hoje foi o pontapé inicial para termos uma ótima safra,” finalizou Buffon.


Assessoria de comunicação Sistema FAET/SENAR
Palmas, 11 de outubro de 2019 



   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.