FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
BUSCA NO SITE
TEMPO
Notícia

Com terra férteis, Tocantins destaca potencial no setor da agricultura.

12/03/2019 18h27

O Tocantins é o novo polo agrícola do Brasil. Isso porque metade do território do estado possui potencial para a agricultura. São terras férteis, de valor competitivo no mercado e de topografia plana, o que favorece o processo de mecanização agrícola. Além disso, o tempo maior de luz solar (se comparado a outros estados brasileiros) contribui com a alta na produtividade. Já para o processo de irrigação das lavouras, o Tocantins conta com muita água disponível.

Segundo a Secretária de agricultura, pecuária e aquicultura do Estado, nos últimos dez anos, a produção de grãos teve um crescimento superior a 180% na área plantada e 240% na produção, evidenciando o avanço tecnológico nas propriedades. Hoje o Tocantins se destaca como o maior produtor de grãos da região Norte do Brasil, sobretudo de soja, arroz, milho e feijão.

Também está em crescimento no estado o cultivo de frutas tropicais, em especial a melancia, o abacaxi e a banana. Foi com o abacaxi que o Tocantins se tornou um Estado exportador, alcançando os mercados da Europa e o Sul e Sudeste brasileiro. A melancia segue o mesmo caminho, superado suas próprias safras a cada ano e chegado, hoje, a 19 estados brasileiros. A produção de banana também vem crescendo, principalmente nos perímetros irrigados dos projetos Manoel Alves e São João, sendo a produção vendida para os estados da região norte e nordeste e exportação para países do Mercosul.





Assessoria de Comunicação Sistema FAET/SENAR
Palmas, 12 de Março de 2019





   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.