FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
BUSCA NO SITE
TEMPO
Notícia

Em Araguaina, SENAR capacita produtores no curso de Inseminação Artificial para Bovinocultura de Leite

07/11/2018 17h24

Começou nesta segunda-feira, 05, o curso Inseminação Artificial para Bovinocultura de Leite em Araguaina, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), coordenado pelo Presidente Paulo Carneiro, em parceria com o Sindicato Rural da cidade.

O objetivo do curso é capacitar o participante a utilizar adequadamente a técnica de inseminação artificial visando o aumento da taxa de natalidade e promovendo a melhoria do padrão genético do rebanho leiteiro.

Na programação das aulas teóricas e práticas os alunos irão aprender sobre: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor da fêmea bovina; passo a passo da inseminação artificial; observação de cio em gado de leite e corte; manejo do botijão de sêmen; montagem do aplicador; descongelamento do sêmen, passagem do aplicador pela cérvix; dentre outros.

O Veterinário e instrutor do SENAR, Valcir Bortoluzz, explica sobre os procedimentos essenciais para o melhoramento genético e para o aumento da eficiência produtiva dos rebanhos: “Você vai ter um animal de melhor qualidade, maior peso. As fêmeas vão ser mais precoces e mais férteis. Além disso, com os estímulos hormonais corretos, muitas vacas que iriam ficar vazias na estação de monta vão conseguir reproduzir”, afirma o veterinário.


Assessoria de comunicação SISTEMA FAET/SENAR
07 de Novembro de 2018 



   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.