O curso será destinado aos jovens da região e resulta de pesquisa feita pelo Senar no ano passado. A implantação do curso técnico em floresta - um pedido também dos produrores rurais - dará ao segmento a oportunidade de desenvolver atividades para estimular a economia preservando o meio ambiente.
O curso sobre Floresta terá duração de um ano e meio e deverá começar ainda em março. Serão duas turmas, com 25 alunos cada uma. Para ingressar o candidato deverá ter concluído o ensino médio e passará por um processo seletivo. O edital de inscrição estará disponível a partir de 10 de fevereiro no site do IFTO.
O município de Araguacema esta dentro da região da Área de Proteção Ambiental do Cantão. Com o curso os futuros profissionais irão aprender a utilizar o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, para recuperação de áreas degradadas. E também aprender a planejar o manejo dessas áreas de proteção sem precisar degradar a floresta nativa, e desenvolver atividades como: apicultura, coleta de sementes para fazer mudas e recompor os passivos ambientais dentro do parque e das propriedades dos produtores rurais.
Os alunos terão aulas de silvicultura, uma atividade que está em franca expansão no Tocantins. Além de aprender a fazer o manejo das árvores nativas, também aprenderão a trabalhar com espécies exóticas, como eucalipto e seringueira. Culturas que podem ser utilizadas, dentro do sistema Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) para trazer renda dentro de sistemas produtivos sem prejudicar o meio ambiente.
ARAGUACEMA- O município de Araguacema a 297 km de Palmas, no oeste do Estado, é famoso pelo turismo. Em julho as praias de água doce, formadas pelo rio Araguaia atraem pessoas não só do Tocantins, mas de outros estados. A região é conhecida pelo turismo ecológico, é nesta região onde também está localizado o parque do Cantão, uma área de preservação ambiental do estado. O forte da economia é a agropecuária.