Impresso em: 11/12/2018 23:20:11
Fonte: http://faetrural.com.br/noticias-1383-seagro-faet-senar-aprosoja-e-grupo-wink-realizam-abertura-oficial-do-plantio-de-graos-safras-2018-20.html

SEAGRO FAET/SENAR APROSOJA e Grupo Wink realizam Abertura Oficial do Plantio de Grãos Safras 2018/2019

01/10/2018 17:21:30

O Presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, participou da Abertura Oficial do Plantio de Grãos no Tocantins, safras 2018/2019, (seminário de grãos),realizado pela SEAGRO, em parceria com a FAET/SENAR, APROSOJA e Grupo Wink. O início do plantio e a expectativa de crescimento foram assuntos debatidos durante o evento, na Fazenda Alta da Serra no município de Porto Nacional, do Grupo Wink.

Durante o evento foram abordados vários temas, como utilização de Drones no plantio, uso de tecnologias, análise de mercado e produtividade de grãos.

O Palestrante Paulo Roberto Molinari, consultor da (Safras e Mercado), que veio a convite do SENAR, em sua palestra falou sobre: Tendência do Mercado de Grão Safras 2018/2019.

“É extremamente importante esse processo de incentivar os produtores a produzir mais e com melhor qualidade, podendo apontar alguns erros para que sejam corrigidos, já projetando sucesso para os próximos anos, a expectativa de crescimento para o próximo ano é grande, tudo indica que será sucesso, falo isso baseado nos estudos já realizados e que apontam para esse cenário aqui no estado do Tocantins. Esse tipo de troca de experiências é muito importante, momento de integração dos produtores, disseminando e potencializando as informações para se obter melhores resultados no futuro”, acrescentou o palestrante.

PERSPECTIVA PARA O TOCATINS

Ao contrário do Brasil onde as estatísticas indicam que a Safra de Grãos 2018/2019 será menor, no Tocantins, apesar de pequena, cerca de 1%, a produção continua em crescimento, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O presidente da FAET/SENAR, Paulo Carneiro em seu pronunciamento comentou que na Safra de 2017/2018, a produção de grãos no estado do Tocantins ficou próxima de 4.582,70 milhões toneladas, um acréscimo de 1,0% em relação à safra 2016/2017.

Assim como em área plantada, a soja permanece como a principal cultura em termos de participação no total de grãos produzidos no Tocantins. A soja representa 67,6% da produção total, seguido do milho em grãos (15,1%), do arroz em casca (13,9%).

O presidente ainda falou da importância da integração das entidades ligadas ao setor rural, em prol do Agronegócio no Tocantins, e disse que o Sistema FAET/SENAR, está de portas abertas para atender o produtor rural no que for preciso, com cursos, palestras e seminários. ” Concluiu o presidente.

O Secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Thiago Dourado, em seu discurso disse que a realização deste evento foi possível graças à parceria realizada entre a SEAGRO, FAET/SENAR, APROSOJA e o Grupo WINK, eu agradeço a todos os parceiros e em especial o presidente da FAET/SENAR, Paulo Carneiro que não mediu esforços para nos ajudar na realização deste grande evento. ” Finalizou o secretário.


Assessoria de Comunicação Sistema FAET/SENAR
Palmas, 01 de setembro de 2018