Impresso em: 11/12/2018 23:23:46
Fonte: http://faetrural.com.br/noticias-1405-senar-realiza-curso-para-mais-uma-turma-de-funcionarios-da-bunge.html

SENAR realiza curso para mais uma turma de funcionários da BUNGE

07/11/2018 18:34:58

Funcionários da empresa BUNGE estão recebendo nesta semana mais um curso de Segurança no trabalho “Aplicação de Agrotóxico” em Pedro Afonso. O Serviço Nacional de Aprendizagem rural (SENAR) realiza o curso com o objetivo de aplicar as medidas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho com agrotóxicos.

O treinamento auxilia no cumprimento do que está estabelecido no item 31.8.8 da NR-31, que trata sobre agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins, da norma de segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.

Os conteúdos técnicos e práticos visam à compreensão de medidas que possam minimizar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e que protegem a integridade e capacidade de trabalho da pessoa. O SENAR oferece treinamentos, para auxiliar o cumprimento da NR-31, porque para uma correta aplicação é necessário conhecer os agrotóxicos e saber manipular os equipamentos de proteção individual.

Entre os conteúdos abordados estão o conceito e características de agrotóxicos, formas de exposição direta e indireta, consequência do uso inadequado, sinais e sintomas de intoxicação, uso de vestimentas e equipamentos de proteção pessoal, limpeza e manutenção das roupas e equipamentos de proteção pessoal, medidas de primeiros socorros, destinação correta de embalagens vazias, rotulagem e segurança na aplicação, no transporte e no armazenamento.

O engenheiro agrônomo e prestador de serviço em instrutoria do SENAR, Gibson Neris, enfatiza a importância de qualificação para ampliar os resultados nas atividades, com uma atuação mais assertiva e eficaz, ‘Estamos trabalhando não só a teoria, como a parte de saúde e segurança na aplicação e uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), mas também toda a questão da tecnologia de aplicação de agrotóxicos, com o princípio de “aprender a fazer, fazendo”.


Assessoria de Comunicação SISTEMA FAET/SENAR
07 de Novembro de 2018